Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14629
Título: Esses pobres são nossos! Uma análise da avaliação feita pela igreja católica sobre o programa bolsa família
Autor(es): Dutra, Gilberto Leandro
Palavras-chave: Programa Bolsa Família
Igreja Católica
Pobreza
Data do documento: 19-Set-2017
Resumo: Constitui nosso interesse básico neste trabalho de conclusão de curso analisar os impactos sociais produzidos pelo Programa Bolsa Família (PBF), do Governo Federal, no município de Catollé do Rocha-PB, mas cristalizando para verificar, também, a maneira como se processa as estratégias de resistência da Igreja Católica em relação às diretrizes do referido programa. Desse modo, buscamos reconhecer o PBF como um programa gerador de possível mobilidade social, sem que, para isso apresente um programa diferencial em termos de ruptura do assistencialismo, fazendo valer ainda como porta os ideários dos programas das pastorais que 'ofertam' a "multimistura", "natal sem fome" e "peixe na páscoa". Para tal finalidadefazemos uso de uma metodologia uso de uma metodologia qualitativa voltada para descortinar a “barreira programática” de setores da Igreja Católica com ramificações na região semiárida. Partimos de uma perspectiva teórica atual das ciências sociais no que norteia à problemática da pesquisa,por meio dascontribuições teóricas de Simmel (1998), Bourdieu (1998), Singer (2012), Rocha (2013), Cohn (2012), Bello (2016), entre outros. Esses autores nos ajudam a enxergar os termos da carta programática de assistência social que não se apresenta como tendo uma versão clara. Com a junção entre a metodologia e o aporte teórico utilizado e a sua aplicabilidade ao trabalho de campo no decorrer da pesquisa, chegamos às seguintes conclusões: a) Na concepção cristã, temos a dimensão qualitativa da pobreza ainda baseada na noção de caridade; b) a partir do período de vigência do PBF, iniciado no governo Lula, a Igreja tem articulado projetos sob o ideário neoliberal, caritativo assistencialista e voluntário, através de pastorais sociais, que tem como linha de frente a elite política e econômica, que buscam sucumbir a autonomia coletiva; c) o PBF se consolida como sendo eficaz e gerador de mobilidade social e promovente de um processo de desidratação das ações “caritativas” da Igreja Católica; d) a Igreja Católica autoriza alguns atores sociais a elaborar parcerias discursivas no sentido de desqualificar o PBF por meio da reivindicação “caritativa” como forma de se estabelecer uma prática de inclusão social.
Descrição: DUTRA, G. L. Esses pobres são nossos! Uma análise da avaliação feita pela igreja católica sobre o programa bolsa família. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14629
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Leandro Dutra.pdf11.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.