Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14630
Título: O jogo polêmico em Graciliano Ramos: as múltiplas vozes das esferas sociais em São Bernardo
Autor(es): Queiroz, Adriana Matias
Palavras-chave: Diálogo
Polifonia
São Bernardo
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: O elemento fundamental para se caracterizar o texto polifônico e diferenciá-lo do texto monológico vai depender da forma com que o autor trata suas personagens. Assim sendo, o presente trabalho usa da polifonia desenvolvida por Bakthin para investigar as vozes discursivas no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, buscando investigar a presença de múltiplas vozes e consciências independentes dentro do romance. Procura averiguar as relações entre as vozes dos heróis em consonância à voz do autor. A pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica acerca dos estudos polifônicos do pesquisador russo Mikhail Mikhailovich Bakhtin, a partir da obra Problemas da Poética de Dostoiévski. Os resultados da pesquisa evidenciam a presença de várias vozes sociais dentro do romance, no qual as mesmas se sobressaem à consciência do autor, agindo como seres pensantes, com discursos inacabados.
Descrição: QUEIROZ, A. M. O jogo polêmico em Graciliano Ramos: as múltiplas vozes das esferas sociais em São Bernardo. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14630
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Matias Queiroz.pdf5.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.