Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14631
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, Amanda Pereira da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-25T12:06:33Z-
dc.date.available2017-09-25T12:06:33Z-
dc.date.issued2017-09-25-
dc.identifier.otherCDD 371.26-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14631-
dc.descriptionLOPES, A. P. S. O processo de classificação no exame nacional do ensino médio (ENEM) entre os alunos pertencentes a diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO nosso principal objetivo neste trabalho é analisar a maneira como se processa o desempenho dos alunos pertencentes aos diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PB, em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Para isso, utilizamos uma metodologia qualitativa, através da qual, entrevistamos sete alunos pertencentes às instituições públicas e privadas, como também, três professores pertencentes às mesmas, com o intuito de buscar, através das falas desses, a identificação das principais dificuldades encontradas ou não no cotidiano de suas trajetórias escolares. O aporte teórico, encontra subsídios principalmente, em Pierre Bourdieu (2007, 2013), Marx Weber (2000) e Souza (2009, 2015), autores esses, da sociologia, que nos ajudam a compreender quais as principais contradições existentes no corpo do sistema escolar brasileiro. Em relação aos resultados, chegamos às seguintes conclusões: em primeiro lugar, a de que a herança sócio-educacional é um elemento quase definidor do sucesso escolar, salvo raras exceções; e, em segundo lugar, a de que a motivação educacional representa um símbolo, cuja valorização se dá como um instrumento de privilégio de classe.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jairo Bezerra Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectTrajetóriapt_BR
dc.titleO processo de classificação no exame nacional do ensino médio (ENEM) entre os alunos pertencentes a diferentes estratos sociais na cidade de Catolé do Rocha-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Pereira da Silva Lopes.pdf8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.