Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14652
Título: Velhice e solidão em "Clínica de repouso" de Dalton Trevisan
Autor(es): Carneiro, Maria Dagna Soares
Palavras-chave: Velhice
Solidão
Conto
Dalton Trevisan
Data do documento: 26-Set-2017
Resumo: No livro O pássaro de cinco asas, (1974) o escritor curitibano Dalton Trevisan retoma o painel da sociedade contemporânea, na medida em que nos apresenta diferentes figuras humanas cujas situações por elas vividas e seus principais dramas percorrem a obra do contista. É bastante comum nos depararmos com um narrador que transita pelos mais variados espaços da cidade de Curitiba para revelar a inutilidade de qualquer ação do ser frente à realidade. Seus personagens em geral acabam se tornando vítimas de uma existência completamente destituída de méritos, recebendo como prêmio, a solidão, a morte, ou até mesmo a pura e simples alienação. Tomando como objeto de estudo um dos contos dessa coletânea, mais especificamente a narrativa “Clínica de repouso”, percebemos que um de seus personagens principais, Dona Candinha, por ousar contestar novos valores, que se insurgiram contra aqueles sobre os quais acreditara toda sua vida, é completamente destruída pelo sistema e termina relegada à solidão. Diante dessa constatação, decidimos por analisar dona Candinha e os demais personagens desse conto, com o objetivo de identificar de que modo a velhice é representada nessa narrativa. Para tanto, recorremos aos estudos de Brait (1985), Beauvoir(1990), Bosi (1994) entre outros.
Descrição: CARNEIRO, M. D. S. Velhice e solidão em "Clínica de repouso" de Dalton Trevisan. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14652
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Dagna Soares Carneiro.pdf5.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.