Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14659
Título: Ecoeficiência: uma análise das ações ecológicas empresariais
Autor(es): Silva, Helena Maria da Costa
Palavras-chave: Ecoeficiência empresarial
Contabilidade ambiental
Ação ecológica empresarial
Data do documento: 8-Mai-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: Este artigo tem o objetivo de verificar se as finalidades das ações ecológicas empresariais estão contribuindo para a ecoeficiência. Para alcançar o objetivo utilizou-se o método de pesquisa descritiva e de natureza quantitiva-qualitativa, sendo delineada como bibliográfica e documental. A pesquisa baseou-se no estudo de Vellani e Ribeiro (2009) que enquadrou as ações ecológicas empresariais (AEE) no Sistema Contábil para Ecoeficiência Empresarial em duas ecoeficiência. À amostra corresponde a 84 empresas dos setores de Energia, Indústrias metalúrgica e siderúrgica, telecomunicações, comércio, Indústria química e farmacêutica, outras indústrias, serviço de saúde, serviço de transporte e logística, Bancos e outros setores. Através de uma Análise de Conteúdo dos “cases” publicados no Guia Exame Sustentabilidade categorias: AEE internas e AEE externas. As AEE internas potencializam a 2015, no Benchmarking Brasil 2016 e nos Relatórios Anuais das empresas listadas na Carteira ISE 2015/2016, procurou identificar se as AEE evidenciadas nestas publicaçõ es priorizam a ecoeficiência concluindo-se que as empresas priorizam a ecoeficiência. Os achados diferem do estudo de Vellani e Ribeiro (2009), que constataram um número maior de AEE externas e um número menor de AEE internas.
Descrição: SILVA, H. M. da. C. Ecoeficiência: uma análise das ações ecológicas empresariais. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14659
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - HELENA MARIA DA COSTA SILVA.pdf5.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.