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Título: Plano de negócios: oficina mecânica saltoauto
Autor(es): Cabral, Luciana Priscila Barros
Palavras-chave: Automóveis
Oficina mecânica
Inovação
Data do documento: 20-Mar-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: A quantidade de automóveis nas ruas aumenta constantemente. De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), apenas no mês de maio de 2014 foram vendidos 293.362 automóveis. Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeça), a idade média de uma frota é de aproximadamente 8 anos e 5 meses. Embora a venda de carros novos contribua para a renovação desta frota, a mesma ainda é lenta. Veículos com mais tempo de uso, exigem maior manutenção, o que se transforma em ótimas oportunidades para as oficinas. Cerca de 57% dos veículos que atualmente estão em circulação, possuem mais de 5 anos de idade, provocando aumento na demanda por peças de reposição, e por sua vez, alavanca a demanda de serviços de reparo automotivo. O mercado consumidor dos serviços de uma oficina mecânica é constituído por proprietários particulares de automóveis e clientes corporativos, incluindo-se seguradoras, cooperativas de transporte, empresas ou pessoas que possuem diversos carros ou frota própria de veículo, tais como órgãos públicos, empresas de energia, telefonia, entre outros. De acordo com dados do DETRAN-PB (Departamento Estadual de Trânsito), em 2014 cerca de 715.126 pessoas estavam habilitadas para dirigir no estado, das quais 155.531 são mulheres, nas faixas etárias entre 18 e 70 anos de idade e de diferentes classes socioeconômicas. Estima-se que na Cidade de Campina Grande, existam cerca de 42.000 mulheres motoristas. Simultaneamente, o setor de beleza é um dos mais indicados para novos negócios e investimentos. Nesse segmento o Brasil ocupa o terceiro lugar no mercado mundial, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Neste contexto, surgiu a ideia da Oficina SaltoAuto Car Service, um empreendimento que busca alinhar esses dois mercados, oferecendo serviços de reparo mecânico automotivo, juntamente com serviços de beleza e estéticos direcionado ao atendimento do público feminino de diferentes faixas etárias. Com objetivo de conquistar estes segmentos de mercado na cidade de Campina Grande-PB. Pretende-se focar no cliente-alvo, com serviço diferenciado e inovador, desenvolvido por 8 profissionais qualificados, e com investimento em recursos tecnológicos para melhor execução dos serviços, enfatizando o bom atendimento, o conforto, a agilidade e a qualidade com preço acessível ao cliente. Denominado SaltoAuto Car Service, o empreendimento encontra-se na fase de criação, análise e delineamento. Funcionará sob a forma de E.P.P. (Empresa de Pequeno Porte) que permite faturamento anual entre R$ 360.000,01 à R$ 3.600.000,00. O negócio será administrado por sua proprietária e contará com um assistente administrativo para auxiliar nos processos administrativos, e um contador, responsável pela parte fiscal e tributária. Prevê-se um investimento inicial de 70 mil reais, que será composto por recursos próprios. Ou seja, não serão feitos empréstimos bancários, o que resultaria aumento das despesas, devido a elevada taxa de juros praticada no mercado. Estima-se que o valor investido retorne no primeiro ano de atuação da empresa.
Descrição: CABRAL, L. P. B. Plano de negócios: oficina mecânica saltoauto. 2017. 45f. Monografia (MBA em Gestão empreendedora e inovação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14676
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