Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14685
Título: Construção do conceito de números inteiros a partir de uma sequência didática
Autor(es): Sousa, Otávio José Silva
Palavras-chave: Educação matemática
Sequência didática
Números inteiros
Situações didáticas
Data do documento: 16-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de investigar o processo de aprendizagem do conceito de Números Inteiros a partir de uma sequência didática. Foram realizados encontros em sala de aula com uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada da cidade de Campina Grande, Paraíba. Observamos, através de uma abordagem qualitativa e de caráter interpretativo, as opiniões, os registros nas atividades, os conhecimentos prévios, os erros e os conceitos atitudinais que fazem parte do processo de aprendizagem dos sujeitos de pesquisa de acordo com os estudos das Situações Didáticas difundida por Guy Brousseau. Pretendeu-se, a partir deste, responder ao seguinte questionamento: Como podemos construir o conceito de Números Inteiros com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental a partir de uma Sequência Didática? Com base nesse estudo, entendemos que todo aluno tem um saber matemático dentro de si, devemos induzi-lo a tornar isso explícito de acordo com o meio em que está inserido, tornando professor e aluno atores em um contexto de aprendizagem. Com isso, o êxito da nossa abordagem só foi possível por meio do envolvimento dos alunos nas atividades discutidas ao longo da pesquisa de forma autônoma, o que nos trouxe resultados surpreendentes.
Descrição: SOUSA, O. J. S. Construção do conceito de números inteiros a partir de uma sequência didática. 2017. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14685
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Otávio José Silva Sousa.pdfPDF - Otávio José Silva Sousa18.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.