Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14686
Título: Utilizando a realidade aumentada em uma metodologia para o ensino de Geometria Espacial voltada ao ensino básico
Autor(es): Santos Júnior, Raimundo João dos
Palavras-chave: Realidade aumentada
Ensino de Geometria
Geometria espacial
Proposta didática
Data do documento: 11-Mai-2017
Resumo: Este trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática usando a tecnologia da Realidade Aumentada (RA) em uma metodologia para o Ensino de Geometria Espacial. Através dos aplicativos Google Sketchup e Aumentaty Author, nosso objetivo é “trazer as figuras geométricas para o ambiente do aluno” assim tentando aumentar o seu interesse para com a aprendizagem do componente que já é bem defasado no Ensino básico. Começamos falando sobre dificuldades acerca do ensino-aprendizagem da Geometria Espacial na Educação Básica, depois discutimos acerca dos aplicativos que utilizamos e do funcionamento da RA, bem como planejamos usa-la em nossa sequência didática. Após isso, descrevemos a sequência didática de Geometria Espacial para o Ensino Básico e falamos sobre potencialidades acerca dela. Por fim, realizamos uma oficina com professores de Matemática em formação, da qual extraímos suas opiniões sobre o uso do ferramental em sala de aula para ministrar este componente. Tivemos resultados bastante positivos, como a agilidade de construção de objetos durante a aula, que nos ajudou a repensar alguns pontos da nossa construção.
Descrição: SANTOS JÚNIOR, R. J. dos. Utilizando a realidade aumentada em uma metodologia para o ensino de Geometria Espacial voltada ao ensino básico. 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14686
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raimundo João dos Santos Júnior.pdfPDF - Raimundo João dos Santos Júnior13.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.