Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14690
Título: Relação ensino-aprendizagem: a visão dos atores envolvidos neste processo na cidade de Campina Grande, PB
Autor(es): Almeida, Thauane Cristina Silva de
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Práticas pedagógicas
Atuação profissional
Formação docente
Data do documento: 12-Set-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar a realidade do ensino e aprendizagem de Ciências em escolas públicas de ensino fundamental no município de Campina Grande, Paraíba, a partir das percepções dos atores envolvidos nestes processos. Para a realização do estudo, participaram quatro professores de ciências e 133 alunos do 6º ao 9º ano de três escolas públicas, na faixa etária entre 11 e 16 anos. Os dados foram coletados através de questionário do tipo misto – questões de múltipla escolha e questões abertas, sendo a amostra aleatória e os dados foram analisados de modo descritivo, com abordagem quantitativa. Faz parte dos objetivos da educação ajudar os alunos a estimular o raciocínio lógico, a curiosidade e oferecer condições adequadas para torná-los mais aptos a enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, no entanto a educação tradicional contrapõe esses objetivos por apresentar escolas onde o processo de ensino se desenvolve de forma sistemática, em cujas salas de aulas os alunos são instruídos pelos professores para memorizar conteúdos programáticos desconectados e descontextualizados e, quando solicitados em algum tipo de avaliação, reproduzi-los. Observa-se que em algumas práticas pedagógicas o ensino não proporciona metodologias inovadoras capazes de envolver o aluno com a disciplina. Essa problemática gera insatisfação por parte dos alunos, e em consequência dos professores, por refletir no comportamento dos alunos na sala de aula. Deve-se resgatar a motivação e interesse de modo a ampliar os horizontes da educação e proporcionar um ensino de qualidade não só de ciências, mas em todas as disciplinas oferecidas para o ensino fundamental. Conclui-se, que a formação de professores necessita dar ênfase a uma formação que conduza o profissional da educação a uma prática docente ativa com atuação e reflexão sobre sua ação, diferente do estágio formador, e que a educação familiar dos alunos precisa ser trabalhada para que haja mais respeito no ambiente escolar, resgatando assim, o interesse e a motivação dos atores envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem.
Descrição: ALMEIDA, T. C. S. de. Relação ensino-aprendizagem: a visão dos atores envolvidos neste processo na cidade de Campina Grande, PB. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14690
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thauane Cristina Silva de Almeida.pdfPDF - Thauane Cristina Silva de Almeida9.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.