Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14698
Título: A prática do muay thai nos Projetos de Extensão da COEL para discentes e servidores da UEPB: Um relato de experiência
Autor(es): Souza, Luciele Silva Guedes de
Palavras-chave: Artes marciais
Atividade física
Muay Thai
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: O Muay Thai é uma arte marcial oriunda das táticas de guerra dos campos de batalhas siameses. Nesta modalidade é permitida a utilização de socos, cotoveladas, joelhadas e chutes. Visando proporcionar espaços de maior produção de saúde e qualidade de vida dos participantes deste estudo, objetivou-se incentivar práticas de Muay Thai no tempo livre para trabalhadores e estudantes, classes comumente submetidas aos efeitos do estresse do dia a dia, e que geralmente não dedicam tempo para investir no cuidado à saúde. Como eixo norteador utilizou-se a Abordagem construtivista, cujas propostas são herdadas da teoria cognitivista de Piaget. Esse estudo teve como objetivo geral estimular as práticas corporais no tempo livre, entre elas o muay thai, junto aos discentes e servidores da UEPB, visando contribuir com alterações positivas em seu estilo de vida. Teve como objetivos específicos: promover a prática de atividades físicas, esporte e lazer aos discentes e servidores, visando estimular uma vida saudável e quebra da ociosidade, assim como contribuir para um maior conhecimento da arte marcial e suas técnicas. As atividades ocorreram nas dependências do Ginásio do Departamento de Educação Física (DEF), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na cidade de Campina Grande – PB e contaram com um público plural: 25 pessoas com idades compreendidas entre 20 a 40 anos, integrantes de diferentes categorias profissionais e cursos, e que aceitaram participar do projeto mediante comunicado no site da Coordenadoria de Esporte e Lazer (COEL) – UEPB. Assim, dada a realização do estudo, importa que haja mais interação entre academia e comunidade, a fim de que se amplie o espaço de promoção da saúde e de conhecimentos, por meio de práticas e atividades físicas mais acessíveis e efetivas no dia a dia de trabalhadores, estudantes e demais interessados.
Descrição: SOUZA, L. S. G. de. A prática do muay thai nos Projetos de Extensão da COEL para discentes e servidores da UEPB: Um relato de experiência. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14698
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciele Silva Guedes de Souza.pdfPDF - Luciele Silva Guedes de Souza4.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.