Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14699
Título: Contribuição da atividade física na qualidade de vida de idosos participantes do Programa Mexe Campina: Relato de experiência
Autor(es): Araújo, Samyra Huana Andrade
Palavras-chave: Idoso
Qualidade de vida
Atividade física
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado através do Programa Mexe Campina: idosos praticantes de atividade física do Pólo Plínio Lemos. Tendo por objetivo mostrar as contribuições da prática da atividade física para a melhoria da qualidade de vida dos idosos participantes do Programa e a contribuição do programa na formação e preparação acadêmica do graduando de Educação Física para o mercado de trabalho. A participação como estagiária no programa aconteceu entre os anos de 2013 e 2016, através de contrato realizado pela Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (SEJEL), da cidade de Campina Grande – PB. O programa oferecia atividades físicas realizadas ao ar livre em uma academia popular e aulas coletivas de dança, ginástica localizada e alongamento a um grupo de 60 idosos de ambos os sexos; realizadas de segunda à sexta das 05h30 às 07h30 horas no Pólo Plínio Lemos, com o objetivo de melhorar a saúde e a qualidade de vida dos praticantes. A partir da experiência neste programa, com base na literatura a respeito da atividade física e o processo de envelhecimento, chegou-se a conclusão que a prática dos exercícios físicos de forma regular é de primordial importância para qualidade de vida e melhoria dos padrões de saúde do idoso, além de proporcionar um ambiente em que, possa aplicar os conhecimentos adquiridos à serviço da comunidade participante do programa Mexe Campina, possibilitando a interação entre a teoria adquirida e a prática exercida.
Descrição: ARAÚJO, S. H. A. Contribuição da atividade física na qualidade de vida de idosos participantes do Programa Mexe Campina: Relato de experiência. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14699
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samyra Huana Andrade Araújo.pdfPDF - Samyra Huana Andrade Araújo6.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.