Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14701
Título: Dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no conteúdo de Estequiometria
Autor(es): Mendonça, Sara Costa
Palavras-chave: Estequiometria
Dificuldades de aprendizagem
Ensino de Química
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: A estequiometria é um dos conteúdos da Química que trata sobre o cálculo utilizado para medir a quantidade de determinadas substâncias químicas, como também estuda as proporções dos elementos envolvidos numa reação química. O estudo dessa matéria é de extrema importância na educação básica, pois todos os conteúdos de Química farão o uso de equações químicas e de cálculos provenientes da estequiometria, como também pelo fato de está presente em diversas situações do cotidiano do aluno. No entanto, inúmeras pesquisas têm revelado que os estudantes apresentam dificuldades de aprendizagem neste conteúdo, que tem relação com o grau de abstração e transição entre os níveis de representação da matéria; a grandeza da constante de Avogrado; a confusão entre mol/quantidade de matéria/constante de Avogrado/massa molar e as dificuldades no manejo de técnicas matemáticas. Diante destas questões, este trabalho de pesquisa teve como objetivo diagnosticar as causas das dificuldades de aprendizagem no Ensino de Estequiometria com alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Publica da cidade de Campina Grande-PB. Tratando-se de um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 20 alunos. Como instrumento de coleta de dados foram aplicados questionários mistos. Os dados foram expressos em gráficos elaborados no excel, como também foram extraídas algumas falas representativas dos sujeitos para análise na pesquisa. Os resultados revelam que os estudantes em sua grande maioria, sentiram dificuldades na aprendizagem deste conteúdo, o que ficou evidenciado nas questões específicas (conceituais) aplicadas e no questionário de opinião, tornando-se necessário que os professores possam pensar em novas estratégias pedagógicas que ajudem a minimizar as dificuldades enfrentadas no ensino deste conteúdo na educação básica. Assim, a aprendizagem de química não é simplesmente introduzir conceitos, mas também proporcionar aos alunos a reflexão das ideias apresentadas por eles.
Descrição: MENDONÇA, S. C. Dificuldades de aprendizagem dos estudantes do Ensino Médio no conteúdo de Estequiometria. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14701
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sara Costa Mendonça.pdfPDF - Sara Costa Mendonça10.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.