Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14707
Título: Dieta e aspectos reprodutivos de aves silvestres usadas como pets no município de Santa Luzia, Paraíba
Autor(es): Melo, Demmya Haryssam Menezes
Palavras-chave: Etnoornitologia
Etnozoologia
Pets
Conservação de espécies
Data do documento: 10-Ago-2017
Resumo: A criação de aves silvestres é uma prática comum no semiárido paraibano, embora seja uma prática clandestina. Pouco se sabe sobre a dieta dessas aves mantidas em cativeiro e seus aspectos reprodutivos. Isso evidencia a necessidade de estudos etnozoológicos, os quais podem fornecer informações importantes sobre esses aspectos, que tem implicações conservacionistas e para o bem-estar animal. O objetivo deste trabalho foi investigar as espécies de aves silvestres que são mantidas como animais de estimação (pets) por criadores e comerciantes locais da cidade de Santa Luzia-PB, região semiárida do Nordeste do Brasil, enfocando aspectos da dieta e reprodução desses animais em cativeiro. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários semiestruturados e registros fotográficos. Um total de 643 residências da cidade foram pesquisadas, das quais 46 tinham criadores de aves silvestres, correspondendo a uma porcentagem de 7,15% dos participantes. Foram registradas 102 espécimes da avifauna criadas como animais de estimação, as quais correspondem a 26 espécies distribuídas em nove famílias e três ordens. Passeriformes foi a ordem mais expressiva, representando 69,2% do total de espécies registradas, seguida dos Psittaciformes com 19,2%. Sobre a motivação de criação destas aves, a maioria (45,7%) justificou como animal de companhia. Os principais componentes da dieta das aves criadas são as sementes (22,8%). Sobre a reprodução das aves registradas, o conhecimento dos criadores foi escasso, pois, geralmente possuíam em cativeiro apenas macho ou fêmea, sendo o macho registrado com maior frequência nas residências, possivelmente devido as suas qualidades canoras e de plumagem. Estes resultados sugerem que na cidade de Santa Luzia-PB, ocorre uma frequente utilização de espécies da avifauna como pets, sendo esta prática intimamente ligada ao contexto sociocultural e econômico dos habitantes locais. Além disto, esta prática possivelmente contribuiu para que os criadores detivessem um conhecimento etnoornitológico sobre a dieta destas aves, muitas vezes compatível com o conhecimento científico. Espera-se que os resultados subsidiem a elaboração de planos de manejo para conservação das espécies de aves do Nordeste do Brasil que incluam as comunidades locais.
Descrição: MELO, D. H. M. Dieta e aspectos reprodutivos de aves silvestres usadas como pets no município de Santa Luzia, Paraíba. 2017. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14707
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Demmya Haryssam Menezes Melo.pdfPDF - Demmya Haryssam Menezes Melo21.99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.