Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14719
Título: Avaliação do descarte e destino dos resíduos sólidos no município de Campina Grande – PB
Autor(es): Araújo, Allan Rocha de
Palavras-chave: Resíduos sólidos urbanos
Gestão de resíduos sólidos
Destinação de resíduos
Educação ambiental
Data do documento: 4-Ago-2017
Resumo: A destinação dos resíduos sólidos é um problema constante na maioria dos municípios, embora sejam mais perceptível nas grandes cidades. Os municípios se defrontam com a escassez de recursos para investimento na coleta, gerenciamento e no processamento e disposição final dos seus resíduos (lixo). “Os lixões” continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos urbanos produzidos no país, com graves prejuízos ao meio ambiente, à saúde e a qualidade de vida da população. Dessa forma, este trabalho tem por objetivo diagnosticar como os resíduos sólidos produzidos no hospital de trauma e pela população da cidade de Campina Grande/PB vem sendo descartados e seu destino final. Para realização do mesmo, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental, aplicação de questionários ao secretário de serviços urbanos e ao responsável do setor no hospital de trauma, além de coleta de dados através de entrevistas e visitas, com registro fotográfico das instalações das repartições públicas, privadas, fábricas e ao aterro sanitário, para vislumbrar a situação dos resíduos e ressaltar a urgência de se buscar alternativas sustentáveis para a sua gestão. Com isso, alertar a sociedade para os impactos que estes resíduos causam ao meio ambiente quando dispostos de maneira inadequada. A partir dos resultados obtidos no diagnóstico e da execução de ações públicas, pode-se concluir que a falta de políticas públicas dificulta em muitos aspectos a implementação de medidas ambientais propostas pelos órgãos responsáveis. Sugere que o sucesso de um programa de educação ambiental está atrelado a interação entre os órgãos públicos e a população, proporcionando um diálogo que possa esclarecer dúvidas e levar o sujeito a questionar suas ações e ser participativo.
Descrição: ARAÚJO, A. R. de. Avaliação do descarte e destino dos resíduos sólidos no município de Campina Grande – PB. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14719
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Allan Rocha de Araújo.pdfPDF - Allan Rocha de Araújo8.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.