Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14722
Título: A importância da utilização dos biopolímeros – compreensão de alunos sobre esse importante tema
Autor(es): Oliveira, Juciery Samara Campos de
Palavras-chave: Meio ambiente
Degradação
Biopolímeros
Sacolas plásticas biodegradáveis
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: O meio ambiente ao longo dos últimos anos sofre grandes modificações, e enfrenta muitos problemas com a poluição em diversos aspectos tais como a degradação, pois é um processo irreversível e que altera a estrutura de um material, mudando as suas propriedades e fragmentando-o tornado um dos principais problemas enfrentados pelos ambientalistas. Com o grande crescimento da população nos grandes centros, e com o consumo de bens industrializados em alta, os processos naturais não são capazes sozinhos de resolver o problema do descarte indevido de materiais como os polímeros, mais conhecidos como plásticos. Sabe-se da importância das sacolas plásticas no nosso dia a dia, além de terem baixo custo, elas são versáteis, práticas e duráveis, e justamente essa durabilidade é o principal problema do uso dessas sacolas. Os polímeros mais importantes atualmente, do ponto de vista prático e econômico, são os sintéticos que são obtidos através da reação de polimerização, onde um monômero é transformado em um Polímero. A variação no custo do petróleo e os problemas ambientais ampliaram as linhas de pesquisa sobre a utilização de materiais biodegradáveis, ou seja, que podem ser decompostos pelos micro-organismos usuais no meio ambiente e que sejam capazes de substituir os tradicionais plásticos fabricados à base de petróleo. Os Biopolímeros ao se degradarem não agridem o meio ambiente devido a sua matéria-prima principal ser uma fonte de carbono renovável, como por exemplo a cana-de-açúcar, milho, batata, trigo e beterraba e o Amido. Este trabalho irá explanar as vantagens do uso destes biopolímeros e avaliar o nível de conhecimentos de estudantes do ensino médio sobre biodegradabilidade, meio ambiente e biopolímeros.
Descrição: OLIVEIRA, J. S. C. de. A importância da utilização dos biopolímeros – compreensão de alunos sobre esse importante tema. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14722
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juciery Samara Campos de Oliveira.pdfPDF - Juciery Samara Campos de Oliveira6.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.