Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14728
Título: Um estudo da autocorrelação de crimes violentos letais intencionais na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Soares Filho, João Batista
Palavras-chave: Dados de área
Índice Global de Moran
Estatística espacial
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O objetivo desse trabalho é desenvolver uma análise de dados de área para a verificação de autocorrelação para os crimes violentos letais intencionais nos bairros da cidade de Campina Grande. Nos dias de hoje, alguns problemas sociais entram em debate diariamente, dentre eles a violência urbana, que a cada dia se agrava, principalmente nas grandes metrópoles e nas cidades superpopulosas. A estatística espacial é uma das técnicas utilizadas para estudar e resolver problemas dessa natureza a partir de sua geografia, e com o passar dos anos e a tecnologia evoluindo, foram surgindo algumas técnicas de processamento e representação de dados, que são utilizados para tratar computacionalmente de dados geográficos. Diante da necessidade de estudar esse tipo de comportamento, foi coletado dados referentes aos esses tipos de crimes no período de 2011 a 2016. Foram utilizadas as técnicas de índice de global de Moran e estatística C de Geary, no qual foi verificado presença de autocorrelação. A partir desse ponto foi possível calcular o índice de Moran local, para a verificação mais detalhada das autocorrelações dos bairros e desenvolver o diagrama de espalhamento de Moran, e que de fato confirmou-se as indicações das análises iniciais, na qual existe uma autocorrelação positiva nos bairros, mais precisamente ao oeste da cidade.
Descrição: SOARES FILHO, J. B. Um estudo da autocorrelação de crimes violentos letais intencionais na cidade de Campina Grande-PB. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14728
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Soares Filho.pdfPDF - João Batista Soares Filho8.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.