Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14729
Título: Análise de componentes principais aplicados à ocorrência de acidentes de trânsito em Campina Grande – PB
Autor(es): Wanderley, Wanessa Isthéwany de Albuquerque
Palavras-chave: Análise multivariada
Análise gráfica
Acidentes de trânsito
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O número da frota veicular no estado da Paraíba tem aumentado muito nos últimos anos, com mais fluxos de veículos nas vias, há forte indícios de mais acidentes. Diante deste problema, o objetivo deste trabalho é verificar, caracterizar e analisar os acidentes na cidade de Campina Grande-PB. Para esta finalidade, existem vários métodos que podem avaliar e estudar o comportamento dos acidentes. Uma delas é a abordagem multivariada, a qual tem como objetivo avaliar simultaneamente várias variáveis relacionadas entre si, dentre as diversas técnicas multivariadas existe a Análise de Componentes Principais. Com a análise ACP o pesquisador pode simplificar e redimensionar as variáveis num banco de dados que o explique sem perda de informação. Os dados deste trabalho foram coletados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, no primeiro semestre de 2014, referentes aos acidentes de trânsito com vítimas. Em que foi utilizado a estatística descritiva e diante dos resultados obtidos, decidiu-se aplicar há um grupo de dados a análise multivariada, na intenção de reduzir e investigar a dependência entre variáveis.Aplicando a técnica de Componentes Principais obteve-se como resultado a representação de dois componentes principais explicando 95,51% dos dados originais.
Descrição: WANDERLEY, W. I de A. Análise de componentes principais aplicados à ocorrência de acidentes de trânsito em Campina Grande - PB. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14729
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wanessa Isthéwany de Albuquerque Wanderley.pdfPDF - Wanessa Isthéwany de Albuquerque Wanderley10.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.