Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14730
Título: Análise estatística de um experimento aninhado com três estágios: Uma aplicação em dados de algodão
Autor(es): Campos, Arnete Matias
Palavras-chave: Componentes de variância
Modelo estatístico
Experimento hierárquico
Data do documento: 8-Ago-2017
Resumo: Em certas ocasiões, as restrições nos impedem de cruzar todos os níveis de um fator com todos os níveis do outro fator. Assim sendo, será necessário utilizar-se de uma ferramenta conhecida como disposição hierarquizada. A análise de variância hierarquizada obtida é uma extensão da análise de variância, onde cada fator é dividido em subgrupos destes fatores. Exclusivamente, estes subgrupos são escolhidos aleatoriamente à partir de um conjunto maior de subgrupos possíveis. Para esse trabalho os dados utilizados foram obtidos da Embrapa Algodão, na safra 2014/2015, onde foi inserido hipoteticamente o fator lote, com o intuito de investigar se existe efeito de fornecedores, genótipos e lotes sobre o comprimento, percentagem e resistência da fibra do algodão. Os dados são balanceados de um experimento aninhado conhecido também como hierárquico. Foi utilizado o método da análise de variância para o modelo aleatório, e obtidos também as estimativas dos componentes de variância. Além disto, foram feitos estudos para as análises de resíduos. Observou-se que ao cruzar fatores como por exemplo genótipo e lote, a efetivação de tal cruzamento trás mudanças consideráveis para a proposta do experimento apresentado, já em relação a variável resistência da fibra o fornecedor junto com genótipo e lote não tiveram efeito significativo para a variável.
Descrição: CAMPOS, A. M. Análise estatística de um experimento aninhado com três estágios: uma aplicação em dados de algodão. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14730
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arnete Matias Campos.pdfPDF - Arnete Matias Campos8.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.