Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14738
Título: Práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática
Autor(es): Silva, Cláudio Pereira da
Palavras-chave: Leitura na matemática
Escrita na matemática
Ensino de geometria
Produção textual na matemática
Data do documento: 27-Out-2016
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso está vinculado ao Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba no Campus – VI, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como práticas de leitura e escrita podem auxiliar na aprendizagem de conceitos matemáticos, em particular na Geometria. Para isso, contamos com uma discussão teórica que demonstra o quanto práticas de leitura e escrita ainda são raras nas aulas de Matemática ainda dominada por um excesso de cálculos e fórmulas, como assegura Fonseca e Cardoso (2009). Também a importância de haver situações onde a comunicação na aula de Matemática sejam incentivadas é ressaltada à luz de autores como Smole e Diniz (2001) e Cândido (2001). A pesquisa aqui realizada foi do tipo qualitativa, realizada em quatro etapas distintas com a aplicação de um Questionário e três atividades de intervenção numa turma de 6º Ano. Os resultados obtidos na análise dos dados mostram que atividades que incentivem a leitura e a escrita nas aulas de Matemática podem incentivar a comunicação e a criatividade dos alunos, contribuindo assim para uma melhor aprendizagem dos conceitos e conteúdos estudados.
Descrição: SILVA, C. P. Práticas de leitura e escrita nas aulas de matemática. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14738
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudio Pereira da Silva.pdfPDF - Cláudio Pereira da Silva1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.