Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14752
Título: Plano de negócios de uma unidade de franquia subway na cidade de Solânea-PB: um novo conceito na entrega de lanches rápidos da região
Autor(es): Pinheiro, Polyanna Torres
Palavras-chave: Plano de negócios
Franquia
Subway
Data do documento: 24-Mar-2017
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O presente plano de negócio se refere a uma franquia de restaurante Subway na cidade de Solânea pela grande possibilidade de atingir o público da cidade e de municípios circunvizinhos. A decisão da escolha da cidade de Solânea se deu pelo fato de ser uma grande referência comercial da região e referência para visitantes das cidades vizinhas. Essa ideia surge a partir de uma necessidade potencialmente estabelecida de um ambiente para lanche rápido e refeições com qualidade garantida, atendimento exemplar e de um local com ambiente favorável para reuniões e encontros. Não se tem um negócio com essas características e padrões de franquia na cidade, que tem comércio muito forte, potencial turístico evidente, possui muitos estudantes secundaristas e universitários, além de um campus da Universidade Federal da Paraíba na cidade vizinha Bananeiras (Solânea é onde a maioria dos estudantes reside e transita), integrado por um corpo docente e de funcionários. Assim, a região é promissora para organizações que envolvam o ramo da alimentação, sendo que uma franquia Subway na cidade que atenda a todo o público mencionado é, de fato, um negócio potencialmente inovador. A formação do quadro de funcionários do restaurante será composta por seis atendentes de lanchonete, que se revezam nas atividades e funções de acordo com as necessidades, além de um gerente, que está hierarquicamente abaixo apenas do proprietário do empreendimento. Por sua vez, estes respondem e coordenam todas as partes financeiras, comerciais e humanas, atuando de forma muito próxima em todas as questões que se referem ao restaurante. A chegada de uma franquia Subway na cidade de Solânea poderá oferecer segurança em alimentos, ambiente agradável, lanches rápidos e sanduíches saborosos a seus clientes. Também se diferencia pela qualidade dos seus produtos, pela flexibilidade de posicionamento, inovação em lanches, uma opção diferente em alimentação das disponíveis em cidade de interior, lanches mais saudáveis, variedade de menu, não tem concorrente à "altura" da proposta e reconhecimento global. Assim, tem-se um mercado potencialmente promissor na rede de alimentos e, conforme projeções de vendas do presente projeto, o retorno do investimento deve acontecer após dois anos. O investimento necessário é de R$ 173.000,00, sendo que em torno de R$ 50.000,00 será de capital próprio a ser investido pelo proprietário e o restante obtido por meio de empréstimo em instituições financeiras.
Descrição: PINHEIRO, P. T. Plano de negócios de uma unidade de franquia subway na cidade de Solânea-PB: um novo conceito na entrega de lanches rápidos da região. 2017. 54f. Monografia (MBA em Gestão de empreendedora e inovação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14752
Aparece nas coleções:I - MBAGEI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - POLYANNA TORRES PINHEIRO.pdf15.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.