Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14760
Título: Um estudo sobre dificuldades na aprendizagem em Matemática
Autor(es): Araújo, Silvana de Oliveira
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Matemática - aprendizagem
Dificuldades neuropsicocognitivas
Data do documento: 15-Ago-2017
Resumo: Dentro do contexto da educação brasileira, a matemática se apresenta como um grande problema do ponto de vista da aprendizagem. Em todos os exames apontados nacionalmente a matemática é uma das disciplinas com mais rejeição entre os alunos. Assim, surge o nosso tema de estudo, cujo objetivo, nesse trabalho, é conhecer as principais dificuldades apresentadas na aprendizagem da Matemática. Destacamos algumas das dificuldades apresentadas por alunos em sala de aula, as quais não são meramente ilustrativas nem subjetivas e sim são de cunho neurológicos, psicológicos e cognitivos, que nem sempre são diagnosticadas e passam despercebidas por familiares e educadores, contribuindo para o fracasso em Matemática. Para tal nos debruçamos em literatura apropriada e tivemos contato com uma clínica especializa no tratamento desses problemas. Como resultado, relacionamos uma série de situações, umas dependentes de diagnóstico médico e outras vinculadas mais ao processo de ensino e aprendizagem da matemática, associando-as as suas causas, consequências e possível tratamento. Pudemos também sugerir atividades específicas de matemática para o melhor aproveitamento de determinados materiais didáticos.
Descrição: ARAÚJO, S. de O. Um estudo sobre dificuldades na aprendizagem em Matemática. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14760
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvana de Oliveira Araújo.pdfPDF - Silvana de Oliveira Araújo13.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.