Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14763
Título: Síntese, caracterização e aplicação de bentonitas enriquecidas com ferro (II) e ferro (III) na adsorção de corantes têxteis aniônicos
Autor(es): Brito, Ana Carla Oliveira de
Palavras-chave: Bentonitas
Adsorção
Troca iônica
Corantes têxteis
Data do documento: 21-Ago-2017
Resumo: O desenvolvimento de tecnologias eficientes e viáveis economicamente para a degradação e/ou remoção de contaminantes orgânicos, principalmente em corpos aquáticos, vem se tornando de grande importância e necessária nos últimos anos. Neste trabalho foi utilizada uma argila bentonita sódica, rica em argilomineral montmorillonita, bastante abundante no estado da Paraíba, sendo esse estado um dos maiores produtores do país. O objetivo desse trabalho foi sintetizar, caracterizar e aplicar bentonitas enriquecidas com ferro na adsorção de corantes aniônicos, dando assim maior valor agregado a um material abundante na região. O trabalho foi desenvolvido no CCT da UEPB e no LACOM (Laboratório de Combustíveis e Materiais) da UFPB. A bentonita utilizada passou por um processo de remoção de quartzo, com o objetivo de se obter um material mais puro e consequentemente mais cristalino, seguido de uma modificação química através do método de troca iônica dos íons de sódio presentes na região interlamelar do material inicial por íons de ferro, partindo de soluções de nitrato de ferro (III) e sulfato de ferro (II) e levando em consideração a capacidade de troca iônica da bentonita utilizada. Os sólidos foram sintetizados em duplicatas e em tempo de troca iônica de 72 horas, onde a troca iônica com os íons Fe^3+ foi realizada em pH 2,2 e em pH 1,0, devido a maior estabilidade desse íon. Os testes de adsorção foram realizados utilizando como poluente o corante aniônico azul de remazol obtendo-se as isotermas de pH, tempo, concentração. A caracterização dos sólidos obtidos foi feita por DRX, infravermelho, fluorescência de raio X, UV-Vis do estado sólido e espectrofotometria de chama, demonstrando o enriquecimento da bentonita com íons de ferro, confirmando a eficiência do processo de troca iônica. Os testes de adsorção mostraram que a bentonita quando modificada e enriquecida com íons de ferro se apresenta como um bom adsorvente de corante aniônico, principalmente a enriquecida com íons Fe^3+ . As isotermas mostraram que o melhor resultado de adsorção é obtido quando a mesma é realizada em pH 1,0 e os resultados cinéticos mostraram que os dados experimentais foram melhor ajustados ao modelo de pseudo-segunda ordem.
Descrição: BRITO, A. C. O. de. Síntese, caracterização e aplicação de bentonitas enriquecidas com ferro (II) e ferro (III) na adsorção de corantes têxteis aniônicos. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14763
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Carla Oliveira de Brito.pdfPDF - Ana Carla Oliveira de Brito33.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.