Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14766
Título: A interferência do decréscimo da função muscular na qualidade de vida do idoso
Autor(es): Santos, Pamula Pereira dos
Palavras-chave: Função muscular
Qualidade de vida
Dificuldades funcionais
Idoso
Data do documento: 25-Set-2017
Resumo: Com o aumento da população idosa,novos estudos e pesquisas têm surgido, com intuito de melhorar a qualidade de vida e bem estar desta população. O processo de envelhecimento ocorre gradativamente, e junto deste processo inúmeras alterações, dentre e stas, fisiológicas, morfológicas epsicológicas, ou seja, afetam o indivíduo como umtodo. Uma das principais alterações decorrentes do envelhecimento é a perda da função muscular e concomitantemente a função motora, e junto destas a independência e autonomia do idoso, refletindo negativamente na sua qualidade de vida. A atividade física entra como coadjuvante na prevenção, tratamento e manutenção da função fisiológica, psicológica e social. Melhorando a qualidade de vida do idoso, pois seus efeitos beneficiam desde a saúde ate a sua vivencia social, evitando inúmeras patologias como: o risco de morte prematura por doenças cardiovasculares, diabetes do tipo II, depressão e a ansiedade, ajuda a controlar o peso corporal, a reduzir a hipertensão arterial, o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, consequentemente sua mobilidade e qualidade de vida. Nesta revisão encontramos indícios que confirmaram as alterações fisiológicas na função muscular decorrentes do processo de envelhecimento, e os fatores que afetam diretamente na capacidade funcional do idoso, e os benefícios da atividade física para manutenção da saúde e qualidade de vida do idoso.
Descrição: SANTOS, P. P. dos. A interferência do decréscimo da função muscular na qualidade de vida do idoso. 2017. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14766
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pamula Pereira dos Santos.pdfPDF - Pamula Pereira dos Santos3.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.