Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14769
Título: Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas
Autor(es): Araújo, Lidiane Gomes de
Palavras-chave: Ensino de Química
Sequência didática
Horta escolar
Plantas fitoterápicas
Data do documento: 24-Fev-2017
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da avaliação de uma proposta didática aplicada com alunos de uma escola pública da cidade de Campina Grande – PB. A proposta foi realizada no contexto de uma horta escolar constituída por plantas medicinais, durante as ações do PIBID. A construção dessa horta e das atividades realizadas durante o percurso da proposta didática teve como objetivo promover o conhecimento científico de conteúdos de química, como também, promover a conscientização frente à preservação do meio ambiente, buscando causar estímulo nos alunos a realizarem atividades práticas no aprendizado em química, mostrando a importância, as causas e efeitos das plantas fitoterápicas, como também alertar os indivíduos acerca do perigo da automedicação. O estudo se caracteriza como uma pesquisa-ação, de natureza quali-quantitativa. Para analisar a proposta didática, foi aplicado um questionário de avaliação com os sete alunos envolvidos no projeto. Os resultados revelam que o projeto atingiu os objetivos com êxito, mostrando-se relevante a utilização de atividades dessa natureza, como também se apresentou com uma proposta promissora que contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes para a construção de conceitos químicos a partir do tema gerador trabalhado.
Descrição: ARAÚJO, L. G. de. Construção e avaliação de uma sequência didática para o ensino de Química a partir do tema gerador plantas fitoterápicas. 2017. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14769
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Gomes de Araújo.pdfPDF - Lidiane Gomes de Araújo7.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.