Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14775
Título: Efetividade do treinamento físico aeróbico no controle clínico de crianças e adolescentes asmáticos: Uma revisão de literatura
Autor(es): Santos, Pedro Paulo Araújo dos
Palavras-chave: Treinamento aeróbico
Treinamento físico
Exercício físico
Data do documento: 21-Set-2017
Resumo: Objetivo: Revisar a literatura atual sobre a efetividade do treinamento físico aeróbico no controle clínico da asma em crianças e adolescentes. Métodos: Revisão de estudos publicados nas bases de dados MEDLINE, LILACS e PEDro. Foram excluídos os estudos com sujeitos que apresentaram diagnóstico apenas de asma leve. Resultados: De acordo com a leitura do título e resumo dos estudos encontrados na busca e após a remoção dos duplicados foram selecionados 17 artigos, após a análise mediante os critérios de inclusão e exclusão, cinco estudos foram incluídos nesta revisão sistemática. Quanto às intervenções, os estudos incluíram treinamento físico aeróbico através de esteira, com momentos de aquecimento e alongamento, treinamento esportivo através do basquete e treinamento físico aeróbico com o uso de videogame ativo. Conclusões: Esta revisão apresentou evidências clínicas de que a atividade física aeróbica é de extrema importância considerando o controle clínico da asma, proporcionando benefícios para a capacidade funcional, qualidade de vida, além da frequência e severidade da ocorrência de sintomas.
Descrição: SANTOS, P. P. A. dos. Efetividade do treinamento físico aeróbico no controle clínico de crianças e adolescentes asmáticos: Uma revisão de literatura. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14775
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Paulo Araújo dos Santos.pdfPDF - Pedro Paulo Araújo dos Santos5.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.