Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14787
Título: As relações Sul-Índia: a política externa indiana sob a ótica dos arranjos cooperativos com os países do Sul
Autor(es): Silva, Fernanda Queiroga da
Palavras-chave: Política externa da Índia
Cooperação internacional
Relações Internacionais da Índia
Data do documento: 2-Dez-2011
Resumo: No campo de estudo das relações internacionais, têm predominado análises que apontam para um reequilíbrio das estruturas de poder do sistema mundial, fortemente delineado pela ascensão das chamadas potências emergentes, que, em decorrência das transformações ocorridas no período pós-Guerra Fria, desenham um proeminente jogo de arranjos cooperativos. Essas transformações derivam de dois macroprocessos que afetaram profundamente o sistema político econômico internacional: o primeiro diz respeito à crise e à reestruturação da economia mundial, e o segundo, à dissolução do bloco socialista e ao fim da lógica política ditada pela bipolaridade. O fato é que essas mudanças alteraram, significativamente, a possibilidade de inserção de muitos Estados que compunham o chamado “Terceiro Mundo”. Dessa forma, é possível observar a tendência da ordem unipolar do pós-Guerra Fria se tornar gradualmente numa ordem multipolar. E é nesse contexto que a Índia manifesta-se como um provável pólo de poder, podendo contribuir, conscientemente, na formação de um sistema multipolar. A aparente conjuntura apresenta a Índia com grandes possibilidades de crescimento, ato que chama ainda mais atenção por sua postura geopolítica na região asiática e pelo próprio fato de adotar uma política externa na constituição de coalizões Sul - Sul. As alianças Sul-Índia são evidenciadas a partir dos projetos de cooperação existentes com o IBAS, o G20 e com outras regiões do Hemisfério Sul, como América Latina e África. Neste ensejo, sabendo da relevância do estudo da política externa da Índia para compreender os desdobramentos da nova ordem mundial, o presente estudo procurará clarificar o dimensionamento das estratégias políticas do país, como forma de entender analiticamente os reais interesses da política multilateral da Índia em sua estratégia de cooperação com o Sul.
Descrição: SILVA, F. Q. da. As relações Sul-Índia: a política externa indiana sob a ótica dos arranjos cooperativos com os países do Sul. 2011. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14787
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Queiroga da Silva.pdfFernanda Queiroga da Silva718.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.