Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMoura, Maria Oneide Costa-
dc.date.accessioned2017-10-16T17:11:51Z-
dc.date.available2017-10-16T17:11:51Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14804-
dc.descriptionMOURA, Maria Oneide Costa. O currículo e salas multiseriadas uma realidade da educação. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso TCC, tem como objetivo geral analisar e contribuir para o desenvolvimento da proposta curricular da educação do campo desenvolvida na Escola Presidente João Suassuna,situada na zona rural na propriedade de Gargaú a 25 km do Centro da cidade, é conhecida como Comunidade da UTINGA cujo nome é de origem indígena e significa “Água Branca”. Os objetivos específicos foram pautados na prática pedagógica em sala de aula e na dimensão que esta ação está sendo levada para a comunidade escolar como: analisar e compreender o currículo da escola do campo; Verificar a relação teoria e prática para melhor entender a organização, dinâmica e objetivo das salas multisseriadas; contruibuir com a concepção de currículo na perspectiva da educação do campo no olhar do educador através de Temas Geradores. Para tanto, será articulada uma análise das especificidades do meio rural e o processo de ensino e aprendizagem no currículo da educação do campo. Para o conhecimento histórico do currículo é feito um embasamento do currículo como construção social do conhecimento e uma perspectiva histórica das concepções curriculares, fazendo assim um resgate do currículo interligando com a Educação do Campo, comentando sobre os princípios pedagógicos da proposta curricular de educação do campo. Diante disto, é relatada a experiência pessoal vivenciada na Escola Municipal Presidente João Suassuna, caracterizando e localizando a escola, vivenciando este currículo no olhar de professor. Concluindo, podemos afirmar que para um desenvolvimento curricular de sucesso é importante que o professor tenha um olhar permeado de afetividade para a Educação do Campopt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Wallene de Oliveira Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectSalas multisseriadaspt_BR
dc.titleO currículo e salas multiseriadas uma realidade da educaçãopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Oneide Costa Moura.pdfPDF - Maria Oneide Costa Moura10.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.