Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14827
Título: Controle interno como ferramenta de gestão na administração pública municipal
Autor(es): Barboza, Kleyton Lucena de Queiroz
Palavras-chave: Controle interno contábil
Gestão municipal
Administração pública
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: A administração pública como organização do Estado, tem como dever, prover ao cidadão os direitos e garantias a ele instituído pelo legislador. Desta forma a Administração Pública tem o papel de gerir a captação dos recursos e a aplicação dos mesmos nas necessidades da coletividade. Quão grande é o desafio em equilibrar a arrecadação de recursos necessários ao atingimento das necessidades, principalmente quando se refere aos municípios de pequeno, já que a arrecadação própria nem sempre é uma constante, dado que as demandas da sociedade sim, o Controle Interno surge como ferramenta que auxilia a consecução deste objetivo. O presente trabalho objetiva uma busca de conhecimentos mais efetivos sobre o tema e analisar a contribuição de um Sistema de Controle Interno na gestão Pública Municipal, bem como, reforçar o entendimento da sociedade na defesa dos seus interesses, a começar pela municipalidade. Os conceitos utilizados nesta obra baseiam-se nos princípios basilares da Administração Pública. A pesquisa classifica- se quanto aos meios como bibliográfica e quanto aos fins como descritiva e explicativa. Da consulta aos diversos autores, inferiu-se que um sistema de controle interno auxilia no cumprimento dos objetivos do Município, sendo estruturado como ferramenta de gestão.
Descrição: BARBOZA, K. L. Q. Controle interno como ferramenta de gestão na administração pública municipal. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14827
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kleyton Lucena de Queiroz Barboza.pdfPDF - Kleyton Lucena de Queiroz Barboza10.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.