Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14829
Título: O conceito de funções no Exame Nacional do Ensino Médio no Biênio 2015 - 2016: uma análise à luz da Teoria Antropológica do Didático
Autor(es): Nunes, Jéssica Oliveira
Palavras-chave: Teoria Antropológica do Didático (TAD)
ENEM
Ensino de funções
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo central analisar as organizações praxeológicas matemáticas em torno do conceito de funções no bloco matemática no exame nacional do ensino médio no biênio 2015-2016. A motivação para realização desta pesquisa surgiu a partir de reflexões durante nossa atuação no Programa Pró- enem do CCHE – UEPB, ação de extensão universitária que tem como objetivo oferecer a comunidade do entorno aulas de preparação para a realização do ENEM. Como monitores do Programa no componente de Álgebra durante cerca de 03 anos, pudemos observar que embora haja atividades de planejamento para ministrar as aulas, muitas vezes esse planejamento não dá conta de analisar em profundidade as questões, ou seja, durante o planejamento o foco é nos conteúdos e na resolução de questões. Assim, quando tivemos acesso a pesquisa de Ferreira (2016), onde a mesma utilizou a Teoria Antropológica do Didático de Yves Chevallard e a noção de organização praxeológica para analisar o bloco tecnológico-teórico em relação ao ensino de funções quadráticas, percebemos o potencial da teoria para subsidiar o trabalho no Pró-enem. Assim nossa questão de pesquisa é: quais as organizações praxeológicas em torno do conceito de funções no ENEM nas edições de 2015 e 2016? Para fundamentar nosso trabalho utilizamos os textos de Chevallard (1999), Almouloud (2007) e Ferreira (2016). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa conforme Bogdan e Biklen (1994) e tipificada como uma aproximação da pesquisa exploratória no sentido de Fiorentini e Lorenzato (2006). Fizemos uma reflexão a partir de uma análise praxeológica sobre o conteúdo de funções através das questões relacionados ao conceito de funções. Os resultados apontam para concentração de conteúdos em torno de 5 tipos de tarefas. As tarefas permitem o uso de técnicas variadas cabendo ao candidato a escolha da técnica mais econômica.
Descrição: NUNES, J. O. O conceito de funções no Exame Nacional do Ensino Médio no Biênio 2015 - 2016: uma análise à luz da Teoria Antropológica do Didático. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14829
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Oliveira Nunes.pdfPDF - Jéssica Oliveira Nunes1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.