Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14848
Título: Qualidade de vida no trabalho e o profissional de Educação Física: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Galdino, Arthur Roberto Tavares
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Profissional de Educação Física
Satisfação profissional
Data do documento: 3-Ago-2017
Resumo: O presente artigo tem por objetivo conceituar o termo qualidade de vida no trabalho, expondo seus fatores e indicadores que atuam para uma boa avaliação do assunto. O estudo é de cunho qualitativo descritivo, e exibe o nível de percepção de satisfação da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) em profissionais de educação física, que se tem demonstrado muito baixo para a profissão na área escolar, diferentemente da área extra-escolar, baseado nos indicadores referentes ao termo. Para a composição da presente revisão foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados Scielo, Lilacs, Revista Brasileira de Qualidade de vida, encontrando grande quantidade de pesquisas na área docente, dessemelhante à área extra-escolar. Nas pesquisas encontradas, tais instrumentos como o WHOQOL- bref (Word Health Organization Quality of Life Instrument-bref), OSI (Occupational Stress Indicator), QVT-PEF (Qualidade de Vida no Trabalho Percebida por Professores de Educação Física) avaliam a QV (Qualidade de Vida) e a satisfação profissional e fica evidente a percepção dos domínios do instrumento whoqol-bref muito semelhantes no domínio social e ambiental nos campos de atuação do profissional nas duas esferas: (escolar e extra-escolar). Vale ressaltar o encorajamento do profissional como um importante meio de intervenção em programas de gestões alusivas à QVT, para que possa trazer benefícios para a sociedade, a própria classe trabalhadora dos profissionais de educação física e outras áreas afins.
Descrição: GALDINO, A. R. T. Qualidade de vida no trabalho e o profissional de Educação Física: Uma revisão bibliográfica. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14848
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Arthur Roberto Tavares Galdino.pdfPDF - Arthur Roberto Tavares Galdino4.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.