Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14869
Título: Análise SWOT ferramenta para tomada de decisões: um estudo de caso na Cerâmica Soledade LTDA
Autor(es): Lima, Rafael Correia de
Palavras-chave: Swot
Planejamento estratégico
Tomada de decisão
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo faz uma reflexão a respeito da matriz SWOT como ferramenta estratégica, foi feito um estudo na empresa: Cerâmica Soledade LTDA – ME, verificando as diversas maneiras de utilização deste tipo de ferramenta para obtenção de um diferencial competitivo. A matriz SWOT propõe que a entidade venha a ter uma visão clara, objetiva e sistêmica em relação as suas forças e fraquezas no ambiente interno, como também em si tratando de suas oportunidades e ameaças que envolvem o ambiente externo. O objetivo geral desta pesquisa é demonstrar como uma empresa do seguimento da produção de cerâmica e artefatos de barro cozido utiliza o planejamento estratégico para atender as novas exigências e obter liderança de mercado, captação e satisfação dos clientes. Nesse contexto o presente trabalho se enquadra quanto ao objetivo na modalidade estudo de caso, quanto ao delineamento da pesquisa, a mesma classifica-se como estudo de caso por abordar os aspectos internos e externos inerentes a atividade da empresa em análise, já do ponto de vista quanto a natureza, a pesquisa se enquadra como qualitativa. A análise demonstrou que com a utilização da matriz SWOT como ferramenta estratégica permite que a empresa se mantenha competitiva no mercado buscando a sua expansão na região onde atua como também nos Estados circunvizinhos da Paraíba, devendo minimizar os problemas relacionados com as suas fraquezas que afetam diretamente o ambiente interno. Além disso, elaborar bem os projetos futuros com o pensamento de redução de custos e manter a qualidade do produto com o preço competitivo. A matriz SWOT não é a única ferramenta para obtenção de vantagem competitiva, a empresa pode utilizar de outras estratégias para maximizar e potencializar ainda mais os seus resultados.
Descrição: LIMA, R. C. de. Análise SWOT ferramenta para tomada de decisões: um estudo de caso na Cerâmica Soledade LTDA. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14869
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - RAFAEL CORREIA DE LIMA.pdf4.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.