Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14880
Título: Associação entre a fauna zoobentônica e a estrutura do habitat em um rio intermitente do semiárido brasileiro, Rio Ipanema (PE)
Autor(es): Carvalho, Laryssa Kalliane de
Palavras-chave: Perturbação Hidrológica
Distribuição em manchas
Semiárido
Data do documento: 18-Nov-2011
Resumo: As interações entre a dinâmica do habitat e dos parâmetros químicos e físicos criam condições ambientais que influenciam fortemente a distribuição e abundância das espécies de macroinvertebrados e a composição de suas assembléias. O presente trabalho tem por objetivo descrever a estrutura do habitat ao longo de um rio intermitente do semiárido brasileiro, além de quantificar variações na composição da fauna bentônica e avaliar associações de variáveis físicas e químicas e da estrutura física do habitat com a fauna de macroinvertebrados bentônicos ao longo do rio. Foi testada a hipótese de que existe uma associação entre estrutura do habitat e a fauna de macroinvertebrados determinando sua distribuição ao longo do rio. Foram realizadas coletas em três trechos distintos ao longo do rio Ipanema, durante os meses de abril, julho (período chuvoso) e outubro de 2007 e janeiro de 2008 (período seco). Macroinvertebrados bentônicos foram amostrados aleatoriamente em cada trecho através de uma rede tipo “D” com 40 cm de abertura e malha de 250 μm. Foram registrados 26 taxóns representados por Insecta, Gastropoda, Bivalvia, Crustacea e Annelida. A classe Insecta obteve maior representatividade com 12 famílias e uma densidade média de 168.1 ind/m². As correlações entre as variáveis ambientais e os eixos da CCA mostraram areia, lama, macrófitas, folhiço e altitude como variáveis explicativas para a composição da fauna de macroinvertebrados. A associação entre as variáveis físicas e químicas e a composição de macroinvertebrados não foi significativa. Este trabalho mostra que a estrutura do habitat tem o potencial de contribuir para a persistência e estabilidade das comunidades de macroinvertebrados nos rios do semiárido por criar refúgios para a diversidade e contribuir para a estrutura física disponível para colonização destes organismos.
Descrição: CARVALHO, L. K. de. Associação entre a fauna zoobentônica e a estrutura do habitat em um rio intermitente do semiárido brasileiro, Rio Ipanema (PE). 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14880
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Kalliane de Carvalho.pdfLarissa Kalliane de Carvalho11.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.