Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14931
Título: Efeitos da técnica de agulhamento seco na dor lombar miofascial: Uma revisão sistemática
Autor(es): Silva, Mylena Gomes da
Palavras-chave: Dor lombar
Pontos-gatilhos
Disfunção miofacial
Técnica de agulhamento
Data do documento: 13-Jul-2016
Resumo: Introdução: a dor na região lombar é uma das mais comuns queixas musculoesqueléticas e, na perspectiva da saúde pública, a que mais requer gastos. Aproximadamente 20% dos indivíduos com dor lombar não mostram qualquer melhora na sua condição, evoluindo, portanto, para dor lombar crônica. A dor lombar pode ser decorrente de uma disfunção miofascial caracterizada pela presença de pontos gatilhos localizados no painel frontal, tendões e/ou músculo desta região. Apresentando etiologia multifatorial, incluindo fatores socioeconômicos e demográficos, estilo de vida urbano sedentário, obesidade, fumo, posturas viciosas durante o trabalho, aumento da sobrevida média da população e outros. A aplicação de técnicas para o tratamento do quadro álgico da região lombar está se mostrando cada vez mais eficaz, como é o caso do agulhamento seco que vem mostrando ser uma técnica de fácil aplicação e de resultados positivos. Objetivo: descrever os efeitos da técnica de agulhamento seco na dor lombar miofascial através de uma revisão sistemática. Método: as buscas foram realizadas nas bases de dados LILACS, PUBMED, SCIELO e PEDro, com os seguintes critérios: ser publicado entres os anos de 2006 e 2016, ter população com idade maior que 18 anos e de ambos os sexos; estarem incluídos em estudos clínicos randomizados e estudos experimentais e estarem escritos nas línguas inglês e/ou português. Resultados: a busca inicial resultou em 184 artigos e, de acordo com os critérios de inclusão, foram selecionados 4 artigos para leitura íntegra. Discussão: a presente revisão encontrou efeitos positivos quanto à técnica de agulhamento seco na diminuição e cura do quadro álgico na região lombar, onde nos diversos estudos comparativos a técnica se mostrou eficiente e até se igualando a formas de tratamento como a Estimulação Elétrica Nervosa Percutânea. Conclusão: constatou-se que na prática clínica a técnica de agulhamento seco para dor na região lombar proporciona resultados positivos e eficazes para melhorar a dor lombar acarretando diversos benefícios para o paciente inclusive em sua qualidade de vida.
Descrição: SILVA, M. G. da. Efeitos da técnica de agulhamento seco na dor lombar miofascial: Uma revisão sistemática. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14931
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mylena Gomes da Silva.pdfPDF - Mylena Gomes da Silva4.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.