Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14932
Título: Implementação de sistema de coleta e análise de dados em envelhecimento e saúde
Autor(es): Lima, Melquisedec Albert Einstein de Andrade
Palavras-chave: Sistemas de informação
Sistemas de informação em saúde
Engenharia de software
Software de coleta de dados
Data do documento: 25-Ago-2016
Resumo: Ter ao dispor informações precisas é essencial para tomadas de decisão no setor de saúde, pois essas informações permitem gerir recursos humanos e financeiros, priorizar os problemas de saúde, formular políticas de saúde, entre outros benefícios. Os Sistemas de Informação em Saúde são os instrumentos que devem prover esse tipo de informação e estão cada vez mais popularizados. Atualmente, existe grande demanda para informatização desses sistemas. Esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo informatizar uma parte do processo de coleta de dados de um Sistema de Informação em Saúde utilizado por um grupo de pesquisa da Universidade Estadual da Paraíba. A informatização foi realizada através da elaboração de um software destinado à tablets, contendo questionários para coleta de dados de pacientes. O software desenvolvido tem como principal requisito estar rigorosamente em conformidade com um protocolo de coleta de dados elaborado pelo grupo de pesquisa, para garantir esse objetivo utilizou-se modelo espiral de processo de software e o modelo Scrum como técnica de desenvolvimento de software. O software foi construído para funcionar em tablets que utilizam o sistema operacional Android. Para garantir a conformidade com os requisitos e a qualidade do software foi feito um processo de validação, onde os usuários do sistema e demais interessados avaliaram o software produzido e o validaram respondendo a um questionário sobre qualidade de software. Fica claro o papel da engenharia no desenvolvimento de softwares, sendo essa de grande importância para garantia que o software produzido está de acordo com os requisitos levantados pelo cliente.
Descrição: LIMA, M. A. E. de A. Implementação de sistema de coleta e análise de dados em envelhecimento e saúde. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14932
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Melquisedec Albert Einstein de Andrade Lima.pdfPDF - Melquisedec Albert Einstein de Andrade Lima7.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.