Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14943
Título: Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos
Autor(es): Elias, Leidiana Bem
Palavras-chave: Publicidade televisiva
Representações sociais
Anúncio
Idosos
Terceira idade
Data do documento: 18-Out-2016
Resumo: Este trabalho objetivou conhecer e analisar a relação das publicidades televisivas com os personagens da denominada Terceira idade. Com esse propósito, apresenta uma revisão de literatura sobre a interface entre publicidade e comunicação, discutindo o processo de envelhecimento na sociedade contemporânea. Foram selecionados para observação três anúncios: dois referentes a suplementos vitamínicos, Natufibras e Calcitran B12, e um da cerveja Skol (“Asilo Redondo”), protagonizados por atores idosos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (DEMO, 1998) e bibliográfica que adotou a técnica da entrevista em profundidade (DUARTE, 2005) para construir um diálogo com idosos do sexo feminino e masculino. Os resultados apontam que o envelhecimento no Brasil ainda é visto com preconceito social e a publicidade televisiva não contribui para minimizar os estereótipos, uma vez que os entrevistados não se sentem representados nos anúncios, demonstrando insatisfação ao classificar somente pontos negativos nas publicidades televisivas analisadas.
Descrição: ELIAS, L. B. Envelhecer não é o fim: representações dos idosos em anúncios televisivos. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14943
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leidiana Bem Elias.pdf8.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.