Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14981
Título: Análise das manifestações patológicas em uma ponte de concreto armado localizada no município de Pirpirituba-PB
Autor(es): Santos, Alfredo Gomes Francisco Da Silva
Palavras-chave: Corrosão
Degradação
Manutenção
Data do documento: 19-Abr-2017
Resumo: Ponte é uma estrutura destinada a permitir a transposição de obstáculos encontrados em uma via, sendo esses, rios, braços de mar, vales profundos, entre outros. As pontes devem resistir às solicitações que delas forem exigidas ao longo da sua vida útil, visto que fornecem suporte à passagem, tanto de pequenas como grandes cargas. Muitas dessas obras de arte da engenharia são construídas e não recebem manutenção preventiva ao longo do tempo, favorecendo o surgimento de manifestações patológicas que afetam a estrutura das mesmas. No caso de pontes de concreto armado, podem ocorrer danos nas armaduras e no concreto, causando sérios riscos estruturais. O objetivo do trabalho foi realizar um estudo com foco na análise das manifestações patológicas mais preocupantes em uma ponte de concreto armado localizada no município de Pirpirituba-PB. Inicialmente foram realizadas visitas na ponte em estudo para identificar as possíveis manifestações patológicas. Identificadas as manifestações, estas foram registradas através de fotografias in loco para posterior análise a respeito de qual manifestação patológica se tratava. Foram identificados problemas de corrosão das armaduras, degradação do concreto, cobrimento insuficiente do concreto, eflorescência e interrupção das juntas de dilatação do pavimento que recobre a ponte, evidenciando suas possíveis causas e sugerindo tratamentos de recuperação. As manifestações patológicas identificadas foram causadas devido às reações naturais da estrutura com os agentes agressivos do meio e devido à falta de manutenção preventiva por parte dos órgãos responsáveis.
Descrição: SANTOS, Alfredo Gomes Francisco da Silva. Análise das manifestações patológicas em uma ponte de concreto armado localizada no município de Pirpirituba-PB. 2017. 22f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14981
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Alfredo Gomes Francisco da Silva Santos.pdf5.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.