Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14983
Título: Estudo do comportamento reológico de ligantes asfálticos: CAP 50-70, CAP 55-75 e CAP ab-8
Autor(es): Silva, Andresa de Oliveira
Palavras-chave: Asfalto
Reologia
Polímero SBS
Data do documento: 15-Mai-2017
Resumo: O pavimento tem um papel fundamental na integração e no desenvolvimento do país. Durante a sua vida útil o asfalto apresenta uma determinada deterioração, tal processo também é chamado de envelhecimento e uma das suas principais causas é a variação da temperatura. A aplicação de materiais poliméricos no asfalto vem sendo utilizada como uma alternativa para o combate a estes problemas, trazendo uma maior durabilidade a via. O Brasil encontra-se em 111˚ lugar no ranking mundial da qualidade das rodovias, além de possuir a pior posição do ranking entre os países da América do Sul. Estes números revelam o alto nível de envelhecimento encontrado nas rodovias do país. A produção brasileira de pneus é de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção, os pneus inservíveis, é descartada nesse período de forma inadequada, criando, assim, um problema ambiental. Nesse contexto, a utilização de borracha de pneu em ligantes asfálticos torna-se viável e relevante, pois se trata de um material que é descartado e que dessa forma passa a contribuir de maneira direta para a degradação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivo avaliar as propriedades reológicas do CAP 50/70, CAP 55-75 modificado com polímero SBS e do CAPAB-8 modificado com borracha de pneus. A reologia tem por objetivo principal encontrar a relação entre deformação, tensão, tempo de aplicação da carga e temperatura. Para isto foram realizados ensaios de penetração, ponto de amolecimento, viscosidade rotacional, RTFOT e especificação do grau de desempenho. Ao se realizar os ensaios necessários constatou-se que as propriedades físicas dos ligantes foram satisfatórias para a utilização na pavimentação. O CAP modificado pelo polímero (SBS) e borracha contribui para o aumento da viscosidade, bem como no ponto de amolecimento, reduzindo a susceptibilidade térmica e também favorecendo a menor ocorrência de deformações. O ligante que apresentou melhor desempenho em relação aos ensaios realizados foi o CAP AB-8, apresentando maior viscosidade, menor suscetibilidade térmica e maior PG antes e após o envelhecimento por RTFOT, indicando que o CAP modificado pode resistir a maiores temperaturas durante sua vida de serviço.
Descrição: SILVA, Andresa de Oliveira. Estudo do comportamento reológico de ligantes asfálticos: CAP 50-70, CAP 55-75 e CAP ab-8. 2017. 54f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14983
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Andresa de Oliveira Silva.pdf11.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.