Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14986
Título: Princípios da construção enxuta: proposta para um canteiro de obras em João Pessoa-PB
Autor(es): Santos, Felipe Augusto Da Silva
Palavras-chave: Construção Civil
Construção Enxuta
Gestão da Contrução
Data do documento: 21-Fev-2017
Resumo: Diante da crise econômica atual, a construção civil aparece como uma das áreas que mais sofrem neste cenário. A retração dos investimentos e a falta de recursos dos compradores são pontos que podem ser transformados através das melhorias na gestão da construção e nos processos construtivos. A partir desta ideia, a construção civil passou a demandar mais estudos de forma a minimizar custos e maximizar lucros e, neste sentido, Construção Enxuta surgiu de modo a apresentar uma nova metodologia de gestão de processos no âmbito da construção civil, focando na redução de atividades de fluxo e na melhor satisfação do consumidor. O presente trabalho tem como objetivo propor uma solução para uma obra localizada em João Pessoa-PB através dos princípios da Construção Enxuta. O estudo mostrou que os problemas do empreendimento estavam, principalmente, na má configuração do canteiro de obra e na falta de planejamento das atividades. Neste ponto, a implementação da metodologia da Construção Enxuta apresentou soluções potenciais para o aumento de produtividade, redução do efetivo de mão de obra e o consequente aumento do nível de satisfação dos funcionários e clientes finais.
Descrição: SANTOS, Felipe Augusto Da Silva. Princípios da construção enxuta: proposta para um canteiro de obras em João Pessoa-PB. 2017. 21f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14986
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Felipe Augusto da Silva Santos.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.