Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14987
Título: Estudo de caso sobre a execução de reservatórios da cidade madura em Guarabira/PB
Autor(es): Silva, Gustavo Fernandes Da
Palavras-chave: Reservatório
Execução
Patologia
Data do documento: 3-Mai-2017
Resumo: Os reservatórios são dispositivos utilizados geralmente para armazenamento de água. Devido à escassez da água, surge a necessidade de evitar a sua falta para atender às necessidades da sociedade nesses períodos. Geralmente são construídos em edifícios dois reservatórios: um enterrado e outro elevado. Com base nisso, este trabalho objetiva o acompanhamento da execução de dois reservatórios em concreto armado e verificar erros de execução e patologias relacionadas, análise das soluções adotadas e propostas para soluções preventivas e corretivas, tendo por ênfase de estudo o condomínio Cidade Madura na cidade de Guarabira/PB. Para este trabalho, foram realizadas pesquisas na literatura técnica referente ao tema, normas técnicas, anotações e projetos relacionados ao condomínio, análise visual de cada etapa de execução e análise dos problemas inerentes ao mesmo. A partir das informações adquiridas foram apresentadas soluções que possibilitam uma melhor execução de reservatórios em concreto armado. Após verificar a resistência através dos ensaios de compressão simples e ensaio esclerométrico, utilizou-se a média das resistências de ambos os ensaios para análise estrutural, com o objetivo de comparar com a estrutura do projeto original. Conclui-se que é necessário um acompanhamento de um profissional especializado durante toda execução, assim, evitando erros. Com relação a estrutura é necessário um aumento das seções de pilares e também das áreas de aço das armaduras devido à resistência do concreto não atender às especificações de projeto, também foi verificado diferenças apresentadas entre projeto e execução, o que muda a configuração de esforços e comportamento estrutural dos elementos.
Descrição: SILVA, Gustavo Fernandes Da. Estudo de caso sobre a execução de reservatórios da cidade madura em Guarabira/PB. 2017. 58f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14987
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Gustavo Fernandes da Silva.pdf14.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.