Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14988
Título: Proposta de integração da linha adutora Coremas/Sabugi com o canal do eixo norte da transposição do rio São Francisco
Autor(es): Gambarra, Mayk Douglas Vilar
Palavras-chave: Escassez de Água
Linha Adultora
Transposição
Data do documento: 25-Mai-2017
Resumo: No Brasil a disponibilidade hídrica corresponde a mais da metade da água da América do Sul. No entanto a má distribuição desse recurso gera problemas no atendimento as demandas, principalmente na região semiárida. Devido a este problema, projetos com potencial de mitigação dos efeitos da escassez vêm sendo idealizados e executados por entidades governamentais e não governamentais nesta região. Com isso, o presente estudo teve como objetivo apresentar uma alternativa para integração das mesorregiões do Sertão e da Borborema paraibanos, com o canal do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco, a partir da ampliação da adutora Coremas/Sabugi. O estudo se deu a partir da análise de mapas fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) e pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CSI) do Senado Federal. Com isso foi possível elaborar a proposta de ampliação da linha adutora Coremas/Sabugi, determinando parâmetros de projeto como o ponto proposto para a captação no leito do Rio Piranhas-Açu, comprimento aproximado da linha a ser ampliada, parâmetros hidráulicos como perda de carga e potência do conjunto motorbomba a ser utilizado para a ampliação, além do projeto da tomada de água. A qual foi projetada utilizando um canal de derivação. Foi observado que, ao ser executada a referida obra irá contribuir para o melhoramento no abastecimento de aproximadamente 150 mil habitantes residentes nos municípios paraibanos já abastecidos pela linha adutora Coremas/Sabugi, bem como, no desenvolvimento socioeconômico da região.
Descrição: GAMBARRA, Mayk Douglas Vilar. Proposta de integração da linha adutora Coremas/Sabugi com o canal do eixo norte da transposição do rio São Francisco. 2017. 51f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14988
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mayk Douglas Vilar Gambarra.pdf16.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.