Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14991
Título: Análise de processos simplificados para a avaliação da estabilidade global em estruturas de concreto armado
Autor(es): Pontes Neto, Raul Mauricio De
Palavras-chave: Parâmetro Alfa
Coeficiente Gamaz
Delta
Estabilidade Global
Efeito do vento
Data do documento: 19-Abr-2017
Resumo: Diante das dificuldades de se encontrar espaço para construção nas grandes cidades e com o melhoramento dos materiais empregados na construção civil, conseguimos cada dia mais construir edificações cada vez mais altas, e a consequência disso é que as estruturas são cada vez mais esbeltas a fim de se obter um maior aproveitamento da área disponível. E com isso, alguns aspectos são de fundamental importância no dimensionamento dessas construções, como por exemplo, a estabilidade dos elementos de toda a edificação sob efeito do vento. Neste trabalho foi feito um estudo sobre a estabilidade global das estruturas de concreto armado em edifícios considerando a não-linearidade física e geométrica, utilizando os parâmetros de estabilidade 𝛼 e Coeficiente 𝛾𝑧, os quais são recomendo pela NBR 6118:2014, e análise utilizando o processo iterativo P-Delta, também conhecido como Cálculo Rigoroso de Pórticos. Dessa forma pode-se classificar nossa edificação como sendo de nós fixos ou nós moveis. Viu-se também a importância da posição dos pilares na influência do parâmetro de estabilidade da edificação no qual observaremos que com algumas mudanças pode-se ter um ganho significativo na possibilidade de acréscimo de alguns pavimentos de possíveis pavimentos extras, tornando assim possível como que cheguemos ainda mais alto.
Descrição: PONTES NETO, Raul Mauricio De. Análise de processos simplificados para a avaliação da estabilidade global em estruturas de concreto armado. 2017. 86f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14991
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Raul Mauricio de Pontes Neto.pdf14.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.