Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1502
Título: A questão do determinismo no “O cortiço”, de Aluísio Azevedo
Autor(es): Lima, Irani Barbosa de
Palavras-chave: Literatura brasileira
Determinismo
Aluísio Azevedo
Data do documento: 9-Ago-2013
Resumo: Com base na teoria do Determinismo do filósofo, historiador e crítico literário Hippolyte Adolf Taine, o presente artigo trata de um estudo das personagens de O cortiço, de Aluísio Azevedo. A Teoria filosófica de Taine muito influenciou o campo da literatura, na metade do século XIX, em destaque a estética Naturalista, que tinha como principal representante Émile Édouard Charles Antoine Zola, o qual desenvolveu o Romance Experimental, onde mostrou uma análise profunda do homem e da sociedade, usando como base as teorias cientificistas da época, incluindo o Determinismo de Taine. No Brasil, influenciado por Zola, Aluísio Azevedo partiu do cientificismo e substituiu a visão subjetiva nos romances românticos, escreveu O cortiço onde pôs em prática os princípios naturalistas, que acreditava, e toda a sua capacidade artística para aplicar a teoria de Taine.
Descrição: LIMA, I. B. de. A questão do determinismo no “O cortiço”, de Aluísio Azevedo. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1502
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irani Barbosa de Lima.pdfIrani Barbosa de Lima192.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.