Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15026
Título: Prevalências e tratamento das más oclusões de uma clínica escola de odontologia
Autor(es): Melo, Aldineide Chagas Silva
Palavras-chave: Oclusão
Ortodontia
Odontologia
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Objetivo: Identificar a prevalência das más oclusões em pacientes atendidos na Clínica de Ortodontia do Curso de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I. E ainda, relacionar os tipos de aparelhos mais aplicados no tratamento das más oclusões, identificar a faixa etária predominante dos pacientes, correlacionando com o primeiro, segundo e terceiro período de surto de crescimento, de acordo com o dismorfismo sexual, e observar a prevalência dos tipos de má oclusão em relação ao sexo. Métodos:Foi analisada uma amostra de 90 prontuários através de estatística descritiva. Os dados foram organizados em formulário com as variáveis sexo, idade, má oclusão (Classe I, II ou III de Angle, mordida cruzada, sobremordida profunda, desvio de linha média, apinhamento e mordida aberta anterior), e tipo de aparelho. Resultados:A má oclusão de Classe I foi observada em 65,6% da amostra, o apinhamento em 36,7%, e desvio de linha média em 22,2%. O aparelho mais frequentemente utilizado foi a placa de Hawley (40%). A faixa etária prevalente foi de 7 a 9 anos, equivalente ao segundo surto de crescimento, no sexo masculino (82,2%) e feminino (22,2%). O apinhamento teve prevalência significativamente maior no sexo feminino (48,24%). Conclusões: A má oclusão de relação molar mais prevalente foi a Classe I de Angle, seguida da má oclusão apinhamento. A placa de Hawley mostrou-se ser o aparelho mais frequentemente empregado para tratamento. A faixa etária prevalente correspondeu ao segundo período de surto de crescimento. Houve prevalência de apinhamento significativamente maior no sexo feminino.
Descrição: MELO, Aldineide Chagas Silva. Prevalências e tratamento das más oclusões de uma clínica escola de odontologia. 2016. 31p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15026
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Aldineide Chagas Silva Melo.pdf4.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.