Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15029
Título: Perfil clínico-histomorfológico de desordens potencialmente malignas orais em uma população brasileira
Autor(es): Silva, Everton Lindolfo Da
Palavras-chave: Câncer Bucal
Leucoplasia
Eritroplasia
Queilite
Data do documento: 20-Fev-2017
Resumo: Objetivo: Analisar uma série de casos de desordens orais com potencial de malignização, com o intuito de traçar um perfil clínico-histomorfológico dessas desordens e comparar com os dados colhidos em outras populações, brasileiras e mundiais. Materiais e Métodos: O presente estudo é de caráter transversal e retrospectivo, baseado na coleta de informações obtidas a partir de todos os casos de desordens potencialmente malignas, encaminhados ao laboratório de patologia bucal da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus I, analisadas e registradas, entre Junho de 2009 e Julho de 2016. Os dados foram analisados através de estatística descritiva. Resultados: Observou-se que 50,5% dos diagnósticos clínicos foram compostos por leucoplasias, a média de idade da amostra estudada foi de 54,9 anos, os homens foram mais prevalentes na amostra estudada, em relação à cor, 50,5% dos casos analisados, foram de indivíduos de cor branca, e ao observar a classificação das displasias, a partir do sistema binário, a maior parte delas foi agrupada como de baixo risco. Conclusões: As leucoplasias foram as lesões mais frequentes na população estudada, a maioria da população tinha idade acima da quarta década de vida, do sexo masculino e de pele branca. As lesões que apresentaram displasia epitelial, foram, em sua maioria lesões de baixo risco de transformação maligna.
Descrição: SILVA, Everton Lindolfo Da. Perfil clínico-histomorfológico de desordens potencialmente malignas orais em uma população brasileira. 2017. 39p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15029
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Everton Lindolfo da Silva.pdf5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.