Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15083
Título: Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos
Autor(es): Gonçalves, Josineide Cardoso
Palavras-chave: Educação inclusiva
Jogos matemáticos
Pensamento geométrico
Prática pedagógica
Data do documento: 28-Nov-2017
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar como se dá a construção do pensamento geométrico por alunos com baixa visão e cegos tendo como recurso um bingo contendo conceitos do eixo espaço e forma, adotamos como principais teóricos Lorenzato (2012), Januzzi (1992), Barbosa (2003) e Vigotsk (1997). A pesquisa de campo foi realizada no Instituto dos cegos na cidade de Campina Grande – PB, juntamente a 9 alunos dos anos finais do ensino fundamental II. Os resultados apresentados apontam que o uso de jogos ajuda e auxilia o processo de ensino e aprendizagem destinado a pessoas cegas e com baixa visão, assim como motiva os alunos e contribui para a consolidação dos conceitos que trata dos elementos das figuras geométricas planas.
Descrição: GONÇALVES, J. C. Prática pedagógica de Matemática: Possível caminho para o trabalho com alunos cegos. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15083
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josineide Cardoso Gonçalves.pdfPDF - Josineide Cardoso Gonçalves12.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.