Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15092
Título: Utilização do jogo lúdico “Batalha dos Elementos” como auxílio nas aulas de propriedades periódicas e aperiódicas
Autor(es): França Júnior, Rafael Rei de
Palavras-chave: Batalha dos Elementos
Recursos didáticos
Jogos lúdicos
Ensino de Química
Data do documento: 27-Set-2017
Resumo: O ensino de Química necessita passar por uma mudança, isso porque estudos apontam que o ensino desta disciplina é em geral tradicional, centralizado na memorização e repetição de nomes, fórmulas e cálculos, inteiramente desvinculados do cotidiano dos alunos e por isso vem enfrentando algumas dificuldades, o que exige do professor novas metodologias para tornar suas aulas interessantes e significativas. O jogo é um instrumento que desperta o interesse, pois ele impõe desafios ao aluno e vêm ganhando espaço nos últimos anos; mas é necessário que a utilização desse recurso seja planejada dentro de uma proposta pedagógica mais sólida. Para isto, é indispensável que professores de Química conheçam o real sentido da educação lúdica para serem capazes de aplicar os jogos adequadamente em suas aulas. Os jogos lúdicos são atrativos e de simples compreensão que além de facilitar a associação de nomes e símbolos, permite o desenvolvimento social dos alunos quanto à cooperação, competição e trabalho em equipe. O objetivo do “Batalha dos Elementos” é inserir dados e conceitos sobre os elementos químicos de forma lúdica e cooperativa, que desperte o interesse do estudante a respeito dos elementos químicos, como sua origem, seus métodos de obtenção, suas aplicações e, principalmente suas propriedades. A utilização do jogo lúdico “Batalha dos Elementos” no ensino sobre propriedade dos elementos é a proposta deste trabalho e iremos descrever algumas vantagens da utilização do jogo “Batalha dos Elementos” na sala de aula e apresentar suas potencialidades como instrumento para a ascensão da aprendizagem em química. Este estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, classificando-o como uma pesquisa- ação, já que foi desenvolvida uma ação prática atuando de forma direta dentro do espaço escolar.
Descrição: FRANÇA JUNIOR, R. R. de. Utilização do jogo lúdico “batalha dos Elementos” como auxílio nas aulas de propriedades periódicas e a periódicas. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15092
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Rei de França Júnior.pdfPDF - Rafael Rei de França Júnior9.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.