Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15095
Título: Prevalência de algias vertebrais em cuidadores de portadores de encefalopatia crônica não progressiva da infância de uma IES
Autor(es): Silva, Danielle Alves da
Palavras-chave: Paralisia cerebral
Cuidadores
Coluna vertebral
Dor
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: A Encefalopatia crônica não progressiva da infância ou Paralisia Cerebral (PC) de acordo com a Organização Mundial de Saúde é uma desordem do movimento e da postura devida a um defeito ou lesão do cérebro imaturo. A lesão cerebral não é progressiva e provoca debilitação variável na coordenação da ação muscular com resultante incapacidade da criança em manter posturas e realizar movimentos normais. Essa patologia afeta profundamente a saúde e o bem-estar dos indivíduos acometidos e também pode influenciar em múltiplos aspectos da vida de seus cuidadores. O objetivo deste estudo foi investigar a prevalência de algias vertebrais em cuidadoras de portadores de Encefalopatia Crônica não Progressiva da Infância de uma Instituição de Educação Superior (IES). Foram avaliadas 14 cuidadoras no período de outubro de 2017. Como resultado pode-se dizer que as cuidadoras de crianças com Paralisia Cerebral na sua maioria apresentaram algias vertebrais. Os instrumentos utilizados foram: O Diagrama modificado de Corlett e Mananica e a Escala Visual analógica (EVA); a análise dos dados foi realizada através da tabulação quantitativa usando o programa Microsoft Excel 2007.
Descrição: SILVA, D. A. da. Prevalência de algias vertebrais em cuidadores de portadores de encefalopatia crônica não progressiva da infância de uma IES. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15095
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danielle Alves da Silva.pdfPDF - Danielle Alves da Silva8.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.