Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15109
Título: A transversalidade de temas socioculturais mediante a leitura crítica no livro didático de língua espanhola: uma proposta para a formação da cidadania.
Autor(es): Soares, Edvânia Ferreira
Palavras-chave: Livro didático
Temas transversais
Ensino da língua espanhola
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: A sociedade modernizou-se, trazendo junto consigo distintos eixos sociais e educacionais, os quais possibilitam que diferentes pessoas adquiram as mesmas coisas materiais/profissionais com mais facilidade, mostrando assim o poder do consumismo neste novo âmbito social. Este fenômeno denominado “globalização” abriu espaço para diferentes debates, trazendo para a sociedade certo questionamento entre as certezas e incertezas deste tempo moderno. Ainda que não haja uma resposta para esta questão, que demanda uma discussão sobre o conceito de cidadania, partimos, neste trabalho, do pressuposto de que o modo como as escolas tratam os temas transversais pode contribuir para a realização desta proposta de formação cidadã. Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral discutir a importância da transversalidade dos temas socioculturais e seu modo de apresentação na coleção de livros Síntesis – Curso de Lengua Española – 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, visando à contribuição da Língua Espanhola para a formação da cidadania. Como justificativa esse trabalho se ratifica pela relevância do tema, defendendo a ideia segundo a qual o professor pode transformar instrumentos pedagógicos – como o livro didático – em objeto de discussão da cidadania a partir da leitura crítica, que põe o aluno em contexto de protagonista de seu discurso e de sua ação. Metodologicamente, esta investigação é de natureza qualitativa, que por sua vez busca interpretar os fenômenos estudados em seu ambiente natural na busca de uma melhor compreensão de si mesmo, salientado que as abordagens debatidas no presente estudo, revela que os temas transversais expressam conceitos e valores básicos à democracia e à cidadania, obedecendo às questões importantes e urgentes da sociedade moderna. Questões inerentes a ética, meio ambiente, saúde, trabalho, consumo, orientação sexual e a pluralidade cultural não são disciplinas autônomas, mas sim, temas que permeiam todas as áreas do conhecimento.
Descrição: SOARES, E. F. A transversalidade de temas socioculturais mediante a leitura crítica no livro didático de língua espanhola: uma proposta para a formação da cidadania. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15109
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edvânia Ferreira Soares.pdfPDF - Edvânia Ferreira Soares11.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.