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dc.contributor.authorSilvestre, Anna Kalline de Sales-
dc.date.accessioned2017-12-27T20:11:28Z-
dc.date.available2017-12-27T20:11:28Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.otherCDD 519.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15114-
dc.descriptionSILVESTRE, A. K. S. O ensino de probabilidade no Ensino Médio: análise praxeológica a partir do livro didático. 2017. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo central analisar as organizações matemáticas em torno do saber probabilidade e suas noções no livro didático de Matemática para o ensino médio adotado em uma escola pública do munícipio de Monteiro - PB. Partimos do quadro teórico da teoria antropológica do didático de Yves Chevallard, onde a atividade matemática é considerada como uma prática humana que pode ser modelada em termos de organizações praxeológicas CHEVALLARD (1999). Uma organização praxeológica é normalmente composta por dois blocos; o saber-fazer que é descrito em termos de tipos de tarefas (T) e técnicas (τ) para resolver esses tipos de tarefas, e o bloco saber que é composto por uma tecnologia (θ) que explica e justifica a técnica e uma teoria (Θ) que dá suporte a essa tecnologia. Esses quatro objetos formam uma praxeologia que pode ser matemática e também didática. Em nosso trabalho o foco foi tentar observar como o livro didático adotado na referida escola propõe a organização praxeológica matemática para este saber. De acordo com Gonçalves frequentista, subjetiva, geométrica e axiomática, nesse sentido o autor destaca a importância de já no ensino médio discutir a probabilidade a partir dessas diferentes concepções. Assim nossa questão de pesquisa foi: o livro didático do ensino médio de escola pública de Monteiro – PB favorece na organização praxeológica matemática e didática a exploração das várias concepções do saber probabilidade? A pesquisa seguiu um viés qualitativo conforme Fiorentini e Lorenzato (2006), se aproximando da pesquisa documental. Os resultados indicam que no livro didático analisado a organização praxeológica é local e é concentrado no bloco saber-fazer, isto é, não há uma indicação explicita que favoreça o trabalho com a o bloco probabilidade, de modo que, mesmo trazendo temas relativos a probabilidade como uma frequência no livro essa discussão é figurativa, o mesmo com a probabilidade geométrica.pt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTeoria Antropológica do Didático (TAD)pt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleO ensino de probabilidade no Ensino Médio:análise praxeológica a partir do livro didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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