Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Maria Goreth Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-05T12:21:06Z | - |
dc.date.available | 2018-02-05T12:21:06Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-28 | - |
dc.identifier.other | 372.21 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/15126 | - |
dc.description | ARAÚJO, M. G. F. A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita. 2015. 42f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar como uma professora de educação infantil realiza a mediação pedagógiga no tocante ao processo de ensino da leitura e da escrita junto a estudantes da Creche Irmã Santana, no município de Pocinhos/PB. O estudo teve sua fundamentação teórica respaldada nos seguintes autores: Freire (1981), Vygotsky (1991), Ferreiro (1999), Weisz (2004), Rego (2012), entre outros. A investigação é de abordagem qualitativa, com pesquisa de campo. A coleta de dados foi realizada numa turma de pré-escolar II, com 18 crianças na faixa etária de 5 a 6 anos, por meio de observação e de entrevista com a professora da turma. O estudo revelou que algumas crianças encontram-se em níveis de escrita distintos, e que há entre as crianças com nível mais elevado colaboram, auxiliam na convivência de aprendizagem com os demais que solicitam ajuda. Do mesmo modo ficou evidente que a educadora é conhecedora e faz uso da mediação no processo de aprendizagem em benefício de seus alunos, auxiliando-os a construir o aprendizado de forma reflexiva e na coletividade com o outro, promovendo uma maior afetividade e a construção significativa da aprendizagem. Conclui-se, portanto, que a mediação exercida pelo professor em sala de aula tem papel preponderante no processo de ensino da leitura e escrita por favorecer e ao mesmo tempo facilitar a percepção dos alunos, por meio de desafios motivadores propostos na sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marta Lúcia de Souza Celino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.title | A mediação do professor de educação infantil no processo de aquisição da leitura e da escrita | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Goreth Ferreira Araújo.pdf | 7.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.